Estratégias para garantir uma gestão eficaz e o sucesso do seu negócio

diminuição da produtividade e o aumento dos gastos são algumas das consequências que uma empresa tende a sofrer devido à falta de uma gestão eficaz. Estes são, ainda, alguns principais motivos que levam um negócio a fechar as portas, como mostra um levantamento feito pelo Sebrae.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% das empresas brasileiras não conseguem chegar ao seu décimo ano de vida. Para se ter uma ideia, dentre as organizações em funcionamento em 2009, só 22,9% continuavam ativas em 2019.

processo de vendas, que envolve desde o relacionamento com o cliente até a formação do preço, surge como o principal entrave relacionado à gestão empresarial. Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que esse é um desafio para a maioria delas (31,7%). A gestão de pessoas aparece logo depois (28%), seguida pelas gestões tributária (26,6%) e financeira (22,9%).

Conheça neste artigo quatro estratégias capazes de ajudar a sua empresa a contar com uma gestão eficaz e, consequentemente, a se destacar no mercado.

Uma gestão eficaz garante o crescimento e o sucesso da empresa.

Por que é tão importante apostar em uma gestão eficaz?

A empresa que não enxerga a gestão empresarial como prioridade acaba arcando com graves consequências. Entre elas, estão:

Diminuição da produtividade

A má gestão torna ainda mais difícil o ato de traçar metas e objetivos de forma adequada. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box indica que 34% das pessoas não fazem ideia de quais são os métodos de gestão utilizados nas próprias empresas em que trabalham. Indefinições e incertezas acabam refletidas no dia a dia dos colaboradores e, com o tempo, é possível que eles se mostrem desmotivados.

Esse se torna um grande problema – segundo um estudo desenvolvido pela consultoria de gestão Bain & Company, colaboradores desinteressados ou desanimados podem ser 125% menos produtivos em relação aos engajados. A conclusão é a de que colaboradores que não “vestem a camisa” tendem a produzir menos.

Aumento dos custos

Sem uma gestão eficaz, é praticamente impossível pensar em um planejamento estratégico que permita estabelecer uma previsão em relação às despesas. Esta falta de planejamento impede que a empresa identifique e até mesmo se antecipe a falhas. Vale destacar que essa é uma prática que não só promove melhorias, como reduz gastos. Ou seja, empresas que têm boa estrutura para a solução de problemas focam em ações preventivas e, assim, fazem com que o dia a dia seja mais produtivo.

Implementação de estratégias para uma gestão eficaz

Para garantir uma gestão eficaz, é necessário tomar decisões e adotar algumas medidas. Confira algumas delas e abaixo:

1) Trace um bom planejamento e estabeleça indicadores de desempenho

Pensar em um planejamento estratégico detalhado e assertivo é um dos principais pontos que levam a uma gestão eficaz. Ele deve trazer, de forma clara, a visão, os valores e a missão da empresa, assim como as atividades e os processos desempenhados pelos colaboradores.

Outra atitude fundamental é determinar os indicadores de desempenho. São eles que fornecem informações estruturadas sobre o andamento do negócio e revelam a necessidade de manter ou rearranjar metas e objetivos. Independentemente do porte, toda empresa deve estipular seus KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicador, chave de desempenho). O valor do ticket médio, a taxa de sucesso em vendas e o índice de turnover são exemplos de KPIs.

Vale mencionar que existem inúmeros indicadores capazes de mensurar também produtividade e o engajamento, entre outros tópicos. Por esse motivo, a escolha dos KPIs torna-se estratégica – ela precisa estar totalmente alinhada ao escopo do seu negócio.

2) Saiba conquistar funcionários e clientes

Como já mencionado, funcionários engajados colaboram para o crescimento da empresa. Já os desmotivados tendem a trazer prejuízos. Por esse motivo, nada melhor do que apostar na capacitação dos seus colaboradores e adicioná-los às tomadas de decisões.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, companhias que investiram em uma cultura de gestão de performance, com foco em engajamento, retenção e rentabilidade, cresceram, em 11 anos, 756%. Já as que não investiram em nada disso, cresceram 1% nesse mesmo período.

Para chamar a atenção dos clientes, fique de olho no comportamento deles e realize avaliações periódicas para verificar se o produto ou serviço oferecido vem os agradando. O Google Analytics é apenas uma das ferramentas que podem ajudar nessa tarefa.

3) Priorize as gestões financeira e tributária

O controle financeiro vai muito além de acompanhar o dinheiro que entra e sai. Ele depende, sobretudo, de uma gestão eficaz, sendo imprescindível para o crescimento da empresa. Eis a importância de planejar e analisar as finanças de modo constante, otimizar os recursos financeiros disponíveis, além de controlar o fluxo de caixa e o capital de giro.

Um estudo feito pela fintech norte-americana Intuit QuickBooks revelou que 72% das empresas brasileiras entrevistadas mudaram a forma de lidar com a gestão financeira nos últimos tempos: como consequência dos efeitos da pandemia da COVID-19, ou pelos reflexos dela na economia. O uso de planilhas para controlar o caixa ajuda na gestão financeira, assim como contar com programas de automação ou, até mesmo, contratar um especialista na área.

Para evitar multas e dívidas, a atenção às questões tributárias também se torna essencial, lembrando que o sistema tributário brasileiro é complexo. Por isso, esteja por dentro da legislação, escolha o regime tributário adequado para o seu negócio e tenha sempre as obrigações fiscais pagas dentro do prazo estipulado.

4) Aposte em tecnologia

A Dimensional Research, em parceria com a empresa de tecnologia Rimini Street, ouviu diretores financeiros de grandes empresas espalhadas pelo país. Segundo 85% deles, o investimento em tecnologia é essencial para um bom desempenho. Entre as ferramentas disponíveis para ajudar no gerenciamento, existem algumas mais simples, como é o caso do Trello e da Asana. Elas estão, inclusive, entre as mais utilizadas entre 43% dos participantes da pesquisa realizada pela Opinion Box.

Existem, no entanto, opções mais elaboradas, como é o caso dos ERPs (Enterprise Resource Plannings ou Planejamentos de Recursos Empresariais). Trata-se de um sistema constituído por módulos que integram todos os setores da empresa,e que fornece uma visão macro do negócio, contribuindo para facilitar a gestão.

Entre alguns dos ERPs disponíveis no mercado, estão:

  • Oracle
  • Totvs
  • SAP
  • Linx
  • Conta Azul

Uma gestão eficaz é indispensável para o crescimento do negócio

Uma das chaves para garantir o sucesso da empresa é a gestão eficaz é uma das chaves para garantir o sucesso da empresa. Ela auxilia o negócio a crescer com sustentabilidade e traz agilidade na solução de problemas. Colabora também para o alcance de resultados promissores, como o lucro e a satisfação dos clientes. Ao incluir os próprios colaboradores nas tomadas de decisões, uma gestão eficaz contribui ainda para que os funcionários “vistam a camisa da empresa”. Isso faz com que eles desempenhem suas funções com entusiasmo e dedicação, o que move a empresa para frente.

Eis a importância do investimento em uma boa esquematização, um bom programa, além de estabelecer indicadores de desempenho. Pensar nas gestões financeira e tributária também é essencial, assim como capacitar os colaboradores, e estar atento às necessidades dos clientes. Tenha ainda em mente que o uso da tecnologia torna todo esse processo mais fácil e eficiente.

 

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