Minha empresa está dando lucro ou prejuízo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Lucro é o resultado alcançado por uma empresa, em que as Receitas obtidas foram maiores que os Custos e Despesas realizadas.

lucratividade mostra se o negócio está justificando ou não a operação. Em outras palavras, se as vendas estão sendo suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro.

 

De forma simples, envolve a Receita proveniente das Vendas de Produtos (Mercadorias e/ou Serviços) menos as Despesas, Custos, Deduções e Tributos e é responsável por demonstrar os ganhos imediatos do negócio em um período, por exemplo, em um mês ou ano específico.

Obtendo-se um resultado negativo, a empresa não está alcançando o ponto de equilíbrio, muito menos obtendo lucro.

Lucro = Receitas – Custos/Despesas

O que vem a ser esse tal de Ponto de Equilíbrio

O Ponto de Equilíbrio (PE), ou Break Even Point, em inglês, é o ponto em que despesas e receitas, considerando-se um determinado período, se equivalem. Conhecer o PE é fundamental para que a empresa possa já, em um primeiro momento, definir qual deve ser o seu volume de vendas necessário para a obtenção de lucro, bem como o faturamento mensal da empresa para que esta possa cobrir todos os seus gastos, sejam estes fixos e variáveis.

O PE serve de parâmetro e não como objetivo a ser atingido. Ao se atingir o PE, a empresa não tem prejuízo, nem lucro, fica no famoso “empate”.

A partir do PE, a empresa deve, então, estabelecer suas metas de Lucratividade.

 

Para calcular a lucratividade deve-se dividir o lucro líquido pela receita bruta e multiplicar por 100.

Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100

A Lucratividade é um importante indicador econômico da empresa, e para tanto, está relacionado diretamente com sua competitividade. A lógica é simples: ao ter uma alta lucratividade, a empresa dispõe também de melhores e maiores condições de competir no mercado. E isto se dá através de investimentos em marketing, lançamento de novos produtos, aquisição de equipamentos e maquinários, melhorias na infraestrutura, adoção de novas tecnologias, capacitação de pessoal, entre outros.

Rentabilidade é a relação entre o investimento realizado e o Lucro por ele proporcionado.

 

Em outras palavras, Rentabilidade é um importante indicador de desempenho de um negócio.

É responsável por demonstrar o retorno sobre o investimento a longo prazo, ele mostra o quanto realmente a sua empresa está tendo de RENDIMENTO, de forma comparativa, imagine que exista uma aplicação financeira de R$10.000,00 .cujo rendimento esteja sendo de 5% juros, ou seja, a RENTABILIDADE dessa aplicação está gerando R$500,00 de RENDIMENTO, ou seja, está gerando uma RENTABILIDADE (RETORNO DE INVESTIMENTO) DE  5%.

Para calcular a rentabilidade deve-se dividir o lucro líquido pelo investimento total ou ativo total e multiplicar por 100.

Rentabilidade = (lucro líquido/investimento total ) x 100

MINHA EMPRESA ESTÁ DANDO LUCRO OU PREJUÍZO?

A forma de saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo é fazendo a APURAÇÃO DOS RESULTADOS. Esse é um instrumento de gestão econômica que possibilita ao empresário conhecer os resultados de seu negócio, no fim de determinado período, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Esta apuração, no entanto, depende essencialmente de controles organizados e informações atualizadas, que realmente reflitam a situação real econômica/financeira da empresa.

É função da contabilidade elaborar a apuração dos resultados, através do relatório Demonstrativo de Resultado, permitindo não apenas obter o resultado final da empresa (lucro líquido ou prejuízo), mas também identificar outros resultados importantes para a gestão dos negócios. A exemplo disso temos as informações de Receita Líquida, Lucro Operacional, EBITDA, entre outras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Começa na próxima segunda-feira, 1º de novembro, o prazo para…